Bióloga, especialista em Auditoria e Gestão Ambiental, Auditora Líder da ISO 9001:2015, ISO 31000:2018 e ISO 2200:2018. Ajuda profissionais da qualidade a simplificarem seus processos, contribuindo com tecnologia e conteúdo.
Provavelmente, você já ouviu falar de um seriado muito popular da Netflix chamado “La Casa de Papel”. Ele que conta a história de um assalto à Casa da Moeda e também ao Banco da Espanha. Os ladrões têm como objetivo principal roubar tanto dinheiro como nunca visto antes. Para isso eles têm um plano perfeito. Mas, o que eu aprendi sobre qualidade assistindo La Casa de Papel?
O enredo da série se dá com um líder, o Professor, e outros assaltantes que são “treinados” para o assalto e orientados a seguir um plano onde acontecem alguns imprevistos. A trama segue em meio a reviravoltas, estratégias mirabolantes e ações inteligentes para alcançar o resultado esperado: imprimir a maior quantidade de “dinheiros” possível e sair de lá sem mortes ou violência.
Assistindo a série, me deparei com alguns passos que, nós da qualidade, estamos acostumados a traçar ao longo de nossas vidas, carreiras e rotina. Nós somos “o Professor” e vou falar como cheguei nessa conclusão! Por isso, vamos ao pontos que eu aprendi sobre qualidade assistindo La Casa de Papel!
1° ponto – Estudo e Análise de Contexto
Antes de mais nada, quero iniciar com a seguinte pergunta: “Você conhece a sua empresa? Sabe qual é a visão, missão, valores? Qual a capacidade da empresa? O que ela faz e como faz e onde quer chegar, quais fatores internos e externos que impactam os processos, os recursos disponíveis, conhece a sua equipe?”
Em La Casa de Papel o Professor passou anos da sua vida estudando o lugar, conhecendo os detalhes não só do lugar, mas das pessoas e das formas de trabalho (no caso os processos que compunham a Casa da Moeda).
Sabe o requisito 4.1 da ISO 9001:2015?!
“A organização deve determinar questões externas e internas que sejam pertinentes para seu propósito e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s) de seu sistema de gestão da qualidade.
A organização deve monitorar e analisar criticamente informação sobre essas questões externas e internas.”
O Professor atendeu por completo! Após tempos o mesmo acompanhou em tempo real todas as notícias. Ele sabia dos passos e estratégias policiais, também sabia que haveria uma tour de estudantes com uma vítima chave para o plano dar certo. Colocou todos vestidos de Salvador Dali para confundir a polícia e tinha clareza de quando havia infiltrados na missão.
Resumindo, estudou os fatores internos e externos que poderiam atrapalhar seu plano perfeito e interferir nas ações da sua “organização”.
2° ponto – Planejamento
Depois de toda análise feita, um plano foi traçado e a equipe, pessoas escolhidas a dedo, foram convocadas. Além disso, eles passaram 5 meses estudando a fundo cada detalhe do plano.
Todos sabiam quais eram as suas funções, quando deveriam executar e qual era o impacto de cada ação pessoal no planejamento.
É ÓBVIO que a gente não vai passar a vida toda planejando ações para qualidade. Nossa equipe também não vai ficar 5 meses em treinamento sem colocar nada em prática. Entretanto, o ponto aqui é que, se não tivermos o planejamento bem feito e divulgado com detalhes para os colaboradores executarem com competência, vai dar ruim.
3° ponto – Equipe super competente e empática
Eu já falei um pouco sobre planejamento e a importância da equipe preparada. Essa é uma parte vital para o funcionamento e sucesso da organização pois, esses mesmos fatores foram indispensáveis para execução do roubo à Casa da Moeda.
Quem assistiu a apenas um capítulo não pode negar que o pessoal era engajado e comprometido! E esse é o nosso sonho, não é? Engajamento!
Qualidade é um estado de espírito, não é só executar atividades. Para que todos os colaboradores entendam isso e estejam engajados, é preciso trabalharmos forte na cultura da organização. Portanto, é importante o trabalho das lideranças e da alta direção, todos precisam estar comprometidos e envolvidos no sistema de gestão da qualidade.
Vale lembrar da historinha do café da manhã com ovo mexido e bacon. Enquanto a galinha estava envolvida, o porco estava comprometido com a entrega. Entende a diferença? Não se iluda.
Por isso, tenha em mente que o seu comportamento e o da sua equipe precisam estar alinhados e que trabalho em equipe remete à empatia.
4° ponto – Gestão de Riscos, tenha sempre um plano B (ou C)
O que mais me impressiona nessa série a é capacidade de se adaptarem às mudanças e aos contratempos que surgiram no meio da execução do projeto. Para cada movimento que a polícia fazia, o Professor tinha uma tática.
Você que não assistiu a série deve estar pensando: “Nossa que chato, tudo dava certo com esses caras?!“. CLARO, que não! Mas sempre havia alguém que encontrava uma saída para o problema.
Nós precisamos desenvolver a mentalidade de planos múltiplos, saber lidar com as crises e mudanças bruscas na nossa rotina. Neste momento que estamos vivendo, este cenário de COVID-19, economia do país… Chama o professor que tem dentro de você!
Nós buscamos excelência ou buscamos apenas entregar produtos ou serviços aceitáveis?
5° ponto – Tecnologia
No segundo assalto eles já estavam ricos com o dinheiro do primeiro roubo que deu certo. Entretanto, eles usaram todos os erros do primeiro plano como aprendizado! Eles fizeram uma operação por videoconferência e tinham equipamentos bem mais evoluídos que a própria polícia. Mas o que isso me ensinou?
Invista em tecnologia, analise as oscilações que sua organização sofreu e quais áreas tiveram impacto e que com tecnologia você resolveria. Evolua e automatize seus processos.
Na 1° temporada eles se comunicavam por telefone, na 3° eles tinham rádio e se falavam quando queriam. Como dizia meu amigo Steve Jobs “ a tecnologia move o mundo”.
6° ponto – Conheça seu público
Tenha um “cliente foco”! O Professor sabia quem estaria na Casa da Moeda, que haveria uma visita de uma escola, que a filha do embaixador estaria lá… Você sabe qual é o perfil do seu cliente?
Conhecer o público alvo da sua organização é o que vai garantir o seu sucesso! Portanto, atenda seu cliente em primeira mão e a certificação será apenas uma consequência da qualidade e assertividade da sua empresa.
Qualidade é necessária quando buscamos algo grande!
A equipe do professor não só quis imprimir a maior quantidade de dinheiro possível e derreter 720 kg de ouro. Eles queriam isso com QUALIDADE.
Uma das personagens era especialista em falsificação e responsável pela qualidade das notas. Mas para que isso? A Nairobi queria evitar retrabalho. Ela queria qualidade em todos os aspectos, em todas as etapas do processo.
Estou encerrando o texto (que ficou bem longo, rsrs) reforçando minha ideia principal. Planejamento sem pessoas competentes e comprometidas para executar o processos, sem gestão de riscos e sem qualidade, não é planejamento, é uma perca de tempo. Essas foram algumas das lições que eu aprendi sobre qualidade assistindo La Casa de Papel.
Ou cuidamos do todo ou aceitamos que nunca vamos atingir o máximo que podemos. A escolha é de nossa!
15 comentários em “6 coisas que aprendi sobre qualidade assistindo La Casa de Papel”
Vanessa, parabéns!! Acho que vale continuação!
6 coisas que aprendi sobre qualidade assistindo La Casa de Papel – parte 2, o que acha?!
Que bom que gostou Edilaine!
Pode deixar que farei o possível para abordar o assunto novamente.
Abraço,
Como profissional da qualidade eu digo: exatamente isso. Perfeita analogia. Qualidade é uma ciência.
Realmente, qualidade é uma ciência e a ciência é a inteligência do mundo! =)
Gostei muito! Além de devoto do planejamento sou amarrado na série. Acho que é por isso essa relação de empatia com a trama da série!
A série é sensacional, mas sou suspeita em falar também rsrs.
É muito gratificante ver que pude contribuir com vocês e que compartilhamos o mesmo ‘sentimento’ quando falamos de qualidade e a trama!
Vanessa… Que artigo diferente, e super bacana a abordagem. Ameiiii!!! Você é foooda
Fico muito feliz que tenha gostado Joyce! Espero poder contribuir contigo sempre =)
Ameiiiiii!!! Espetacular esse artigo! Por mais artigos assim, que possam fazer com que a gente visualize a ISO, a Qualidade, a Liderança de forma viva e didática! PARABÉNS!!!!
Muito obrigado Daniela!
Precisamos falar de ISO, qualidade e liderança de uma maneira ‘leve’ e ‘descontraída’ para conseguirmos engajar as pessoas. Se a gente não se vê parte de algo ou não se familiariza com o conteúdo fica quase impossível obter significado e aprendizado, não é?!.
Vamos providenciar mais artigos assim, rsrs
Artigo excelente! Qualidade é necessária em tudo para se ter eficacia!
Parabéns!!!
Júnio quem bom que gostou!
Concordo plenamente que qualidade precisa estar em tudo mesmo para ter eficácia e nessa linha acredito que o problema que enfrentamos com o engajamento irá ser menor!
=)
Melhor artigo que já li durante a quarentena. Quem já assistiu as temporadas todas viu aqui uma relação perfeita com Sistema de Gestão de Qualidade.
Obrigadíssimo, Vanessa.
Sérgio, que bom que curtiu o artigo!
Para nós que vivemos a qualidade no dia dia é impossível não enxergar essa relação entre a série e o sgq, rsrs.
Excelente comparação, pois para quem não é da área facilita e muito.
Amei♥