Blog da Qualidade

Os benefícios estratégicos da Comandante ISO 9001 e sua Liga da Qualidade

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Aryana Martins

Aryana Martins

+ posts

Sou apaixonada por Qualidade desde criança quando realizava “auditorias” e escrevia “relatórios”para os meus pais sobre o comportamento dos meus irmãos, rs… Iniciei minha trajetória na área de Informática, mas logo percebi que minha vocação não era aquela e decidi redefinir minha rota. Então me formei em Administração, fiz MBA em Gestão da Qualidade e me qualifiquei como Auditora Líder nas normas ISO 9001, 14001 e 45001. Atuo como Consultora Empresarial há mais de 15 anos e, através disso, consigo conciliar a minha missão pessoal com a profissional, ajudando pessoas e empresas a crescerem fazendo Gestão com Qualidade e, consequentemente, contribuindo para a construção de um mundo mais organizado, equilibrado e melhor para todos.

Olá! Neste artigo, quero falar com você sobre os benefícios da ISO 9001. 

Ah, essa famosa e intrigante ISO 9001… A norma que é referência de qualidade, sendo a mais aplicada pelas empresas do mundo inteiro. Muitas vezes, utilizada pelos clientes como fator crucial na hora de decidir uma compra, ela também pode ser vista como um enigma, algo complexo e difícil de aplicar. 

Este é o cenário que se apresenta para diversos gestores no ambiente inóspito dos negócios.  

De um lado, inimigos que nem sempre são silenciosos e que atuam ininterruptamente para minar qualquer iniciativa de evolução.

Do outro, um manual com uma capa discreta e que pode até parecer entediante, mas que esconde entre as suas páginas um convite para uma jornada desafiadora e estimulante. 

Como disse, este artigo é um convite para você conhecer de uma forma diferente alguns benefícios da ISO 9001 para as empresas.  

Assim, vamos falar sobre os diferenciais competitivos que esta norma traz. E para isso, faremos uma alusão ao que acontece nos bastidores do mundo corporativo ao acionarmos a Comandante ISO 9001 e a sua Liga da Qualidade 

Continue lendo para entender tudo sobre essa aventura que pode ser vivenciada por você mesmo aí na sua empresa. Prontos para começar? 

A Comandante ISO 9001 

De acordo com os dados oficiais do relatório da ISO Survey 2022, existem 18.705 empresas brasileiras que são certificadas na ISO 9001. São negócios que entenderam que a qualidade é uma necessidade latente e que pode contribuir com a melhoria da gestão e com a satisfação dos clientes.  

Estas empresas usam como referência a norma internacional ISO 9001, um compilado de boas práticas que podem ser aplicadas por qualquer organização. E isso não depende de porte, segmento ou estrutura.  

Uma vez implementados, estes padrões são avaliados por um organismo independente, que confirma a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade. De acordo com a avaliação, ele pode recomendar a certificação da empresa, que é válida por três anos sendo submetida a monitoramentos periódicos. 

Mas que poder é esse que está escondido entre as páginas deste documento? Eu diria que estamos diante de um mapa para a excelência, o qual está estruturado em alguns princípios: 

  • foco no cliente; 
  • liderança; 
  • engajamento de pessoas; 
  • abordagem de processo; 
  • melhoria; 
  • tomada de decisão baseada em evidência; 
  • gestão de relacionamento

Para tornar mais prático o atendimento destes princípios, existe o desdobramento em requisitos, que são as regras do jogo. Aquilo que as empresas devem atender e cumprir em todos os seus processos.  

E por falar em processos, de acordo com a ISO, eles são a base da gestão eficaz. Por isso, qualquer empresa que preze pela qualidade precisa, inicialmente, identificar, padronizar, monitorar e melhorar os seus processos. 

Não é à toa que, neste artigo, chamaremos essa norma de Comandante ISO 9001. Pois a sua missão é clara: assegurar que todas as operações estejam alinhadas, que cada colaborador saiba o seu papel, tenha competência para executá-lo e que os inimigos da eficiência sejam derrotados. 

E nesse ponto, você já começa a notar alguns dos benefícios da ISO 9001 para a sua organização.

Conhecendo os inimigos  

Se a Comandante ISO 9001 está pronta para salvar o dia no mundo dos negócios, quais são os inimigos que trabalham arduamente contra esse propósito?  

Posso garantir que eles são mais comuns do que você imagina, talvez você até esteja lutando contra algum deles agora mesmo. Continue lendo para descobrir. 

  • Zé Bagunça: Ele é o desorganizador-mestre e age sempre bagunçando tudo nas empresas que não possuem a ISO 9001. Isso gera muita confusão, pois faz com que ninguém entenda quais são os processos e como eles devem ser executados. O resultado disso? Um caos diário, pessoas estressadas, desperdícios e retrabalho. 
  • Ziguezague Zeca: Esse inimigo é assustador e vive espalhando ineficiência por aí. Ele ronda os corredores das empresas sem ISO 9001, devorando tempo e recursos. Ele também deixa os clientes com arrepio na espinha devido a tamanha lentidão e burocracia até para as tarefas mais simples. 
  • Dona Murmurinha: Nas empresas sem a ISO 9001, a Dona Murmurinha age todos os dias para deixar os clientes insatisfeitos. Ela descobre tudo aquilo que é importante para o cliente, suas necessidades e expectativas e atua evitando que a empresa entregue o que prometeu, acionando os soldados do seu exército de reclamações. 

Conhecendo os personagens da Liga da Qualidade 

A Liga da Qualidade é formada pelos personagens que atuam sob a liderança da Comandante ISO 9001, sempre que ela é acionada pelas empresas.

Dessa forma, juntos eles combatem os inimigos da eficiência, gerando muitos benefícios para a gestão. Vamos conhecer alguns deles: 

  • Sr. Excelentex: Este simpático senhor adota o lema “siga o procedimento!” e tem a habilidade de criar instruções detalhadas para cada situação. Assim, transforma tarefas desorganizadas em processos estruturados e compreensíveis. Com padrões definidos e com uma equipe treinada, o resultado não poderia ser outro: melhoria nos produtos e serviços oferecidos pela empresa. 
  • Eficientina: É uma mocinha ágil, atenta e organizada que consegue transformar o caos em ordem como se fosse um passe de mágica. Sua velocidade faz com que realize tarefas em um piscar de olhos, sendo mestre em resolver os problemas mais difíceis com eficiência máxima. Dessa forma, Reduzir desperdícios de tempo e recursos é o sonho de qualquer negócio, não é? 
  • Qualidadinha: Uma exímia inspetora que nunca erra o alvo da qualidade! É habilidosa em identificar e corrigir falhas. Com o seu olhar treinado ela garante que cada detalhe esteja alinhado aos padrões da Comandante ISO 9001, assegurando a conformidade da empresa com a legislação e regulamentações aplicáveis. 
  • Inovatrix: Um garoto esperto e curioso que acredita que tudo pode ser melhorado. Ele é excelente em encontrar soluções rápidas e criativas para os problemas do dia a dia, transformando crises em oportunidades e promovendo o aumento da satisfação dos clientes, que se encantam ao receberem as melhores soluções. 
  • Criativete: Especialista em enxergar além dos padrões convencionais, reinventando processos e produtos de maneira inovadora e cativante, permitindo que a empresa acesse novos mercados, conquistando mais clientes.

Com uma equipe dessas trabalhando todos os dias, é impossível que a empresa não alcance um nível de qualidade e consistência em sua gestão.

Mais que isso, superando os desafios e encantando seus clientes. Mas, como acionar essa turma? Continue lendo para descobrir mais alguns benefícios da ISO 9001. 

Preparando a empresa para a atuação da Liga da Qualidade 

Já sabemos que a Comandante ISO 9001 e a Liga da Qualidade podem atuar em qualquer tipo de empresa. Contudo, existem algumas práticas que facilitam o trabalho desta equipe, criando um ambiente propício à melhoria contínua.

O que contribui expressivamente para o crescimento e sucesso a longo prazo. Vamos conhecer algumas delas? 

  • Cultura de excelência: É uma mentalidade que valoriza o desempenho excepcional, a aprendizagem contínua e a satisfação do cliente. Dessa forma, cria-se um ambiente organizacional onde a busca constante pela melhoria, qualidade e inovação é incorporada em todos os níveis do negócio. 
  • Capacitação dos colaboradores: É o estímulo contínuo ao desenvolvimento das pessoas, oferecendo treinamentos e oportunidades de aprendizado que os capacitem a sugerir e implementar melhorias. 
  • Avaliação dos processos: Avaliações periódicas da situação atual e dos resultados alcançados. Tais como acontecem nas auditorias internas, com o objetivo de identificar ineficiências e oportunidades de otimização.  
  • Ferramentas de apoio: Considere incorporar ferramentas tecnológicas que automatizem os processos existentes, tornando-os mais ágeis e competitivos para atuar no mercado em constante evolução. 

Uma jornada em busca da qualidade 

A ISO 9001 funciona como um pilar da gestão da qualidade, pois é um guia confiável para as empresas que buscam a excelência em suas operações. Adotar essa norma é uma questão que vai além da certificação.

Trata-se de uma garantia de compromisso com a qualidade, por meio de diretrizes testadas e comprovadas, que têm o poder de transformar organizações. 

Se balizando pelos princípios da Comandante ISO 9001, a empresa está fortalecendo a sua posição no mercado e construindo uma base sólida para o crescimento sustentável.

Um crescimento que vai muito além de resultados financeiros positivos, mas também por meio de uma boa reputação, fidelidade do cliente e eficiência operacional. 

Assim, se você deseja promover um divisor de águas em seu negócio, considere investir na busca pela qualidade, sabendo que os benefícios da ISO 9001 podem ser um grande propulsor de mudanças.

Essa é uma jornada que, sem dúvidas, será desafiadora. Entretanto, com benefícios e conquistas inestimáveis para o crescimento da empresa. 

Assista ao episódio especial do Qualicast sobre os principais erros das empresas ao implantar a ISO 9001:

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados