Auditora Líder ISO 9001:2015, ISO 22000:2018 e ISO 31000:2016. Redatora do Blog da Qualidade e Diretora de Novos Negócios na ForLogic! Eu ajudo profissionais a resolverem problemas de qualidade por meio de tecnologia e acredito que esse é o primeiro passo para uma vida de Excelência. Gosto de rock, desenho animado e vejo qualidade e excelência em tudo isso. Você pode me encontrar noInstagram e Linkedin.
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Provavelmente você já ouviu falar que gerar valor para clientes é a solução de todos os seus problemas, principalmente em épocas de recessão. Mas sempre fica um assunto subjetivo, nebuloso, não dá pra mensurar exatamente o que temos que fazer. Bom, receita de bolo não existe, mas de tudo o que venho lendo e praticando no último mês, encontrei 3 princípios (que são quase REGRAS) para gerar mais valor para clientes. Se estou certa ou não, você só saberá se ler este texto.
Tudo começa com a pergunta: por que a sua empresa existe?
Eu adoraria ouvir todas as milhões de histórias fantásticas sobre o motivo da existência das empresas em que vocês trabalham, mas se formos generalistas, vamos chegar a algumas conclusões:
Falando nisso… Você já conhece as necessidades do seu cliente? É um bom começo para priorizar clientes!
- Nós precisamos sobreviver
- Para sobreviver temos que comer, vestir, dormir, aprender, etc.
- Para atender a essas necessidades, o ser humano se organizou para criar industrias, escolas, hospitais, prefeituras, enfim, empresas.
- Empresas são organizações de recursos que facilitam a sobrevivência de outros seres humanos.
1 – O cliente deve estar no lugar dele!
Quando um cliente liga na sua empresa, o que é prioridade? Terminar o relatório, escrever aquele e-mail, entrar naquela reunião chata, terminar a apresentação que o seu chefe mandou… Nesse momento não há clichês no seu site que substituem a verdade: você realmente prioriza o seu cliente? Uma boa forma de saber se o seu cliente é uma prioridade é identificar quanto tempo demora para um cliente ser atendido. Se for muito, não importam suas boas intenções, seu cliente não é prioridade! O motivo da sua empresa existir são os clientes. Tudo bem que sempre haverá mais trabalho que pessoas, mas estou falando de priorização, sobre o que vem primeiro em momentos de turbulência de atividades: o grito do seu chefe ou a voz do seu cliente?
Falando nisso… Você já conhece as necessidades do seu cliente? É um bom começo para priorizar clientes!
10 comentários em “3 princípios para gerar valor para clientes!”
Monise, podemos usar estes conceitos para os nossos clientes internos também?
Na verdade, esses princípios são para que a equipe interna melhore para atender clientes externos, já que, são eles que pagam a conta, não é mesmo? Atitudes assim podem gerar melhoria de processos, satisfação de clientes e uma melhoria geral nas pessoas da organização. Sua equipe fica mais forte!
mas eu ainda acho que dá, pois clientes internos precisam ser “bem atendidos” por nós para que o trabalho flua bem entre os processos… claro que atender nossos clientes e deixá-los satisfeitos deve ser sempre nosso objetivo… e suas dicas são excelentes!!! Pensou no vlog? Vc deveria fazê-lo…
Olá Monise, realmente existem algumas coisas que podem fazer a diferença no atendimento externo. Como uma empresa pode sobreviver sem clientes? Gostei do seu artigo show de bola.
http://metodostartup.hol.es/como-gerar-valor-para-o-cliente/
Tenho atraído muito vendas usando o
http://www.gerandoclientes.com.br