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Sete ferramentas da qualidade: Quais são?

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Davidson Ramos

Davidson Ramos

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Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

O que chamamos de 7 Ferramentas da Qualidade é um conjunto de metodologias que foi reunido por Kaoru Ishikawa e amplamente difundido como forma de melhorar os processos das empresas. Desde então, elas vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão e auxiliam na melhoria dos serviços e processos.

Essas ferramentas são utilizadas para definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho e no resultado das empresas.

Elas ajudam a estabelecer métodos mais elaborados de resolução baseados em fatos e dados, o que aumenta a taxa de sucesso dos planos de ação.

Já abordamos várias delas aqui no blog, mas ainda não havíamos postado um único post com todas as ferramentas. Então, no post de hoje vou explicar de forma resumida cada umas das 7 Ferramentas da Qualidade.

As 7 Ferramentas da Qualidade:

Veja quais são as ferramentas mais utilizadas para melhorar o desempenho das empresas:

1 – Fluxograma: auxilia na identificação do melhor caminho que o produto ou serviço irá percorrer no processo, ou seja, mostra as etapas sequenciais do processo, utilizando símbolos que representam os diferentes tipos de operações;

2 – Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): tem como objetivo identificar as possíveis causas de um problema e seus efeitos, relacionando o efeito a todas as possibilidades (causas) que podem contribuir para o problema tenha ocorrido;

3 – Folhas de Verificação: uma lista de itens pré-estabelecidos que se marcam à medida que se realizam ou avaliam. Usa-se para certificar que se cumpriram os passos ou itens pré-estabelecidos ou para avaliar o nível de cumprimento. É semelhante a um checklist.

4 – Diagrama de Pareto: é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação (da maior para a menor, por exemplo) nas causas de um determinado problema ou não conformidade;

5 – Histograma: tem como objetivo mostrar a distribuição de frequências de dados obtidos por medições periódicas, criando assim uma panorama dos padrões que mais se repetiram em um determinado período de tempo.

6 – Diagrama de Dispersão: mostra o que acontece com uma variável quando a outra muda. São representações de duas ou mais variáveis que são organizadas em um gráfico, sempre tendo uma em função da outra.

7 – Controle Estatístico de Processo (CEP): usado para mostrar as tendências dos pontos de observação em um período de tempo. Um tipo de gráfico usado para acompanhar o processo determina a faixa de tolerância, limitada por uma linha superior (limite superior de controle), uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo (limite central), todas estatisticamente determinadas.

Utilize as Ferramentas da Qualidade de forma inteligente

No Qualiex, nosso software para Gestão da Qualidade, automatizamos os processos da Qualidade, para que eles se tornem melhores e mais ágeis.

Fizemos isso incorporando ferramentas de planejamento (5W2H, PDCA, Gráfico de Gantt), ferramentas de análise de causas (Diagrama de Ishikawa e 5 Porquês) e ferramentas que ajudem na priorização (Matriz de riscos e Diagrama de Pareto).

A centralização de todas essas informações facilita a tomada de decisões. Além disso, ajuda na hora de executar os processos, projetos e planos de ação, fornecendo as informações que as pessoas precisam para fazer seu trabalho.

Além disso, a utilização do software elimina planilhas e documentos impressos, moldando um Sistema de Gestão da Qualidade muito mais simples e, o mais importante: SEM BUROCRACIA!

Acesse nosso site clicando no botão abaixo e entenda como nós podemos ajudar sua empresa a evoluir processos e alcançar mais resultados. Temos um time de Auditores Líderes ISO 9001:2015 prontos para tirar todas as suas dúvidas sobre o Qualiex!

Conclusão

Você pode otimizar seus processos utilizando qualquer uma das ferramentas da qualidade que listamos aqui. Com certeza, irá descobrir muitas oportunidades de melhoria em sua empresa, garantindo resultados consistentes!

Além disso, com essas ferramentas, poderá aumentar a produtividade de seus colaboradores reduzindo desperdícios e agilizando processos. Conheça mais sobre essas e outras ferramentas em nosso Blog, e tenha mais excelência em seu dia a dia.

 

REFERÊNCIA

PEINADO, Jurandir; GRAEML, Alexandre Reis. Administração da produção: operações industriais e serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

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Saiba mais sobre as Ferramentas que podem melhorar seus processos

Sobre o autor (a)

25 comentários em “Sete ferramentas da qualidade: Quais são?”

    1. Informações ricas em detalhes,para uma excelente interpretação dos seus respectivos significados.

  1. Edilaine Di

    Gostei muito das sua explicações, pena que não posso copiar e colar rsrsrs. Mas vai me servir como base para o trabalho acadêmico que eu tenho que desenvolver.

  2. Olá, tudo bem?

    Formo em Odontologia este ano e já tenho utilizado fluxogramas e checklists para organizar meu trabalho para o próximo ano.

    Encontrar o blog da qualidade foi ótimo para aprimorar isso!

    Parabéns pelo conteúdo e grande abraço.

  3. Roberto Marques Dias

    Essas ferramentas são muito interessantes, mas devo utilizar todas ou tem uma ferramenta certa para cada tipo de negócio?

    1. Olá Roberto! Você pode utilizar todas sim, mas cada ferramenta na situação apropriada, por exemplo, fluxograma você vai usar para desenhar um fluxo do processo, ou um fluxo de revisão de documentos, enfim… Então, não tem uma ferramenta certa para cada tipo de negócio, pelo contrario, servirá para qualquer empresa, mas dependendo do trabalho que você irá executar, pode ser que uma ferramenta seja mais apropriada que outra.

  4. Emanuel Boscolo

    Excelente tarde, poderia me indicar alguma empresa que ofereça o curso das ferramentas da qualidade?

  5. Luana Amorim

    ola ,Boa noite . estou me formando em logistica .
    Estou com um trabalho para apresenta sobre ferramentas da qualidade . Se poder me dar dicas como elabora . AGRADECO !!

  6. TATIANE DOS ANJOS

    Depois de avaliar diferentes ferramentas voltadas para a qualidade, uma determinada empresa optou por uma ferramenta que possui as seguintes características:

    I) Auxilia no planejamento de ações;

    II) Sua utilização apresenta benefícios como a facilidade na compreensão de fatos, e um melhor aproveitamento de informações ;

    III) Funciona como uma espécie de checklist;

    IV) Pode ser aplicada em várias áreas de negócios e em diferentes situações.

    A ferramenta que possui as características apresentadas é:

    Escolha uma opção:
    a. Matriz GUT.
    b. Análise PDPC.
    c. Brainstorming.
    d. 5W2H.
    e. Gráfico de Pareto.
    poderia me ajudar na resposta acredito que a correta seja a letra b ou d

    1. André Roberto de Moraes
      Juliana Geremias

      Bom dia Design, você tem razão a estratificação é de fato uma das ferramentas da qualidade, temos uma artigo falando somente dela “https://blogdaqualidade.com.br/estratificacao/”.
      Aqui o autor mencionou somente as 7 mais conhecidas.

  7. Pingback: Ferramentas da Qualidade para Acreditação ONA Nível 1 - Qualidade para Saúde

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