Blog da Qualidade

webinar ocorrências

Planejamento estratégico: como começar o ano!

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Davidson Ramos

Davidson Ramos

+ posts

Auditor Líder ISO 9001:2015 e autor de centenas de artigos sobre Gestão da Qualidade, sempre acreditei que as pessoas têm o poder de mudar o mundo a sua volta, desde que estejam verdadeiramente engajadas nisso. Por isso me dedico a ajudar as pessoas a criar laços verdadeiros com seu trabalho, porque pessoas engajadas mudam o mundo!

No final do ano passado, para encerrar 2018, eu e a Monise gravamos um vídeo. Nele, falamos um pouquinho sobre mudanças e sobre a realidade das pessoas que trabalham com Qualidade. Foi um vídeo simples, com a intenção de promover reflexão para, agora em 2019, partir para a ação!

Agora é hora de falar mais sobre esse assunto e, é claro, pôr a mão na massa! Por isso, no artigo de retorno do Blog em 2019, vou falar um pouco sobre Planejamento Estratégico e divulgar um ebook que montamos para ajudar nesse momento!

Qual o seu desafio da Qualidade em 2019?

Eu sei que responder essa pergunta não é fácil. E que talvez você tenha pensado em mil problemas que enfrenta todos os dias. Acredito que isso seja normal para todo mundo. Mas o que vai diferenciar o sucesso do seu ano será ter clareza disso.

Priorização, foco e estratégia são assuntos sempre debatidos. Mas nem sempre falamos sobre eles de forma a decidir o que será feito. Às vezes é pesado fazer isso, difícil, em alguns casos, doloroso. Pois tem a ver com deixar de fazer muita coisa legal para focar em outras atividades, tarefas ou projetos.

O problema de postergar essas decisões, a meu ver, são dois: 1) não conseguimos direcionar os esforços da empresa para algo que mude a realidade dela, e; 2) nós mesmos acabamos frustrados por não ter conseguido alcançar aquilo que almejávamos, pois muitas vezes não sabemos.

E o que o planejamento estratégico tem a ver com isso?

Nesse momento, há dois cenários possíveis. Em um, você já sabe qual seu desafio e está empolgado (ou preocupado, rsrs) com isso. No outro, você não havia pensado nisso e não tem ideia do que fazer. E em ambos o Planejamento Estratégico vai te ajudar.

Se você já decidiu seu foco para 2019, vai validar isso durante o planejamento. Pode acontecer de a gente se engajar em um projeto muito interessante, mas infelizmente isso não fazer muito sentido na realidade atual da empresa. Então é preciso validar isso.

Por outro lado, se não decidiu (ou sequer pensou nisso), o próprio planejar vai te mostrar o que fazer. Você irá refletir sobre o que sua empresa está fazendo e sobre o que é preciso fazer. Vai conversar com as pessoas, lideranças e com a diretoria e entender o que é esperado para o futuro da empresa. E eu garanto, direta ou indiretamente, estará ajudando a traçar o futuro da organização.

E como fazer isso?

Aqui, nós temos uma cultura muito colaborativa. Por isso, vamos envolver a empresa inteira no planejamento estratégico. Que vai acontecer nas próximas semanas. Colocamos uma SWOT no nosso quadro de projetos, assim qualquer um pode contribuir apontando nossos Pontos Fortes, Pontos a melhorar, nossas Oportunidades ou Ameaças.

Imagem do quadro onde os colaboradores podem contribuir com a construção da Matriz SWOT que será utilizada no Planejamento Estratégico.
Colocamos a SWOT em um local de livre acesso, para que todos possam colaborar. Depois, usaremos essas informações durante o Planejamento Estratégico.

Aqui, esperamos que toda a empresa colabore no Planejamento Estratégico. Assim como já fizemos na definição de outros aspectos importantes, como nossos valores e nosso propósito como empresa.

Então, eu devo envolver todo mundo?

Não estou dizendo que você tem de fazer o mesmo que fazemos aqui. E nem estou dizendo que envolver todo mundo é a coisa certa a se fazer. Mas é nisso que a gente acredita aqui na Forlogic, então… ¯\_(ツ)_/¯

Envolver as pessoas facilita para elas que entendam “o que” e “como” a empresa quer se comportar no ano que está por vir.

Sabe quando falamos que falta conscientização e engajamento? É difícil entender algo que apenas é repassado de cima para baixo. Muitas vezes a mensagem, por mais bem elaborada que tenha sido, depende de toda a construção do processo para fazer sentido.

Portanto, envolver suas lideranças e pessoas importantes para a empresa no planejamento estratégico é fundamental. Quanto a Alta Direção, acho que não preciso nem comentar né?

Como repassar o que foi definido no planejamento para toda empresa?

Com todo o processo de planejamento, muitas decisões importantes serão tomadas. Em relação ao que será preciso fazer ou deixar de fazer no futuro. E como eu disse anteriormente, às vezes, apenas transmitir isso, (seja verbalmente, de forma escrita ou em repasses com a equipe) não é o suficiente (e nem por isso deverá deixar de ser feito, ok?). Principalmente em empresas muito grandes, com alto número de colaboradores.

Então, é preciso ter ferramentas que te apoiem nesse trabalho. E uma delas, que a gente também usa aqui, é o Balanced Scorecard (BSC). Essa metodologia utiliza indicadores chave para medir e direcionar (rumo à estratégia) tudo que a empresa está fazendo.

Aqui entra o eBook que mencionei lá no topo do artigo. Nós juntamos os nossos melhores artigos sobre BSC e montamos uma espécie de manual. Com ele, além de entender conceitos fundamentais da metodologia, você também lerá algumas dicas importantes sobre sua aplicação. Então, mesmo que você já utilize o BSC, recomendo a leitura.

Se quiser fazer o download gratuito do eBook, basta clicar no botão abaixo:

Baixar eBook

Planejamento Estratégico é sobre ontem, hoje e amanhã!

O Planejamento Estratégico se atém a tudo que sua empresa é. Ele vai analisar o estado atual da empresa, refletir sobre o que já foi executado e sobre os resultados de tudo. Isso cria uma grande significação a respeito da empresa e do lugar dela no mercado. Somente tendo essa consciência é possível, então, criar outro futuro.

A partir disso, começamos a planejar o que será feito. A sonhar com o futuro e trabalhar para que ele aconteça. Para fazer isso, é preciso superar conscientemente os desafios que temos no SGQ e na empresa inteira.

Enfim, existem centenas de ferramentas, metodologias, técnicas e meios de se planejar. Eu sei que você vai encontrar a melhor delas. Então, não deixe que os problemas do agora te impeçam de ver tudo que já foi feito no passado; analisar tudo que está acontecendo agora, e; desenhar o futuro que você espera para sua empresa!

Que 2019 seja o melhor ano de nossas vidas até agora! Um abraço, conto com você!

Sobre o autor (a)

7 comentários em “Planejamento estratégico: como começar o ano!”

  1. Bom dia!

    Embora por já ter lido assunto em outro artigo anteriormente sobre o Balanced Scorecard (BSC), essa metodologia é essencial para o planejamento estratégico de 2019 que estamos dando inicio, na empresa que atuo no SGQ.

    Obrigado ajudou bastante!

    1. Sim Junio, o BSC é uma ferramenta fantástica e eu também considero essencial para para direcionar a estratégia. A estratégica, muitas vezes, não parece concreta para as pessoas, elas querem ajudar a concretizar os planos da empresa, mas não sabem como, o BSC ajuda a clarear isso.

      O nosso planejamento será na semana que vem também, estamos bastante empolgados. Bom planejamento para vocês! Se quiser compartilhar algumas experiências depois aqui nos comentários, seria legal.

      Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

ocorrênias 500x800

deixou de acompanhar as ações de
um projeto e ATRASOU a entrega?

O Qualitfy pode ajudar