Ferramentas da qualidade

3 Ferramentas da Qualidade para ir além do PDCA!

Diversas ferramentas sobre uma mesa de madeira, representando as ferramentas da qualidade.
Imprimir artigo

Todos sabemos que, entre as ferramentas da qualidade, o PDCA é o queridinho da maioria dos profissionais. Porém, também sabemos que quem define qual ferramenta deve ou não ser utilizada é o contexto da empresa e do processo analisado.

Por isso, resolvi escrever um post para falar de algumas ferramentas da qualidade quem nem todo mundo conhece. Ferramentas que, assim como o PDCA, podem ser utilizadas tanto para melhoria de processos como para resolver problemas pontuais. Da mesma forma, originalmente, foram criadas com objetivos empresariais, mas também podem ser aplicadas na vida pessoal.

MASP

Um pouco mais detalhado que o PDCA, o MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) contém 8 etapas. São elas: Problema, Observação, Análise, Plano de ação, Ação, Verificação, Padronização e Conclusão.

O MASP é interessante pois fornece grande detalhamento do problema ou processo a ser analisado. Dessa forma, ajuda a tomar decisões mais precisas e a priorizar as atividades a serem executadas.

No blog, temos um artigo sobre o MASP, explicando melhor as fases e tudo mais. E também um outro mostrando que, na verdade, o MASP é uma espécie de aprofundamento do PDCA. É interessante conhecer melhor o método, pois utilizá-lo em conjunto com o PDCA vai maximizar muito a usa análise e melhorar a aplicação de ambos os métodos.

DMAIC

Bastante utilizado em projetos ou processos que envolvem a metodologia Seis Sigma, o DMAIC apresenta 5 passos bem definidos. São eles: Definir, Medir, Analisar, Controlar e Melhorar.

O DMAIC tem maior foco nas etapas inicias do método, focando no planejamento. Também é marca registrada no método a utilização conjunta de ferramentas estatísticas. A quarta etapa, Melhorar, também contém uma estrutura interna bastante interessante, intensificando a etapa de execução e, com isso, dando maior foco a ela.

Também temos um artigo bastante completo sobre o DMAIC, descrevendo cada etapa e dando dicas sobre a utilização do método. Vale a pena conferir.

8D

Muito utilizado na indústria automobilística, o 8D é composto por 9 disciplinas específicas que permitem resolver problemas ou promover melhoria contínua. Elas disciplinas são os 8Ds ou as 8 disciplinas para resolução de problemas.

Um dos pontos fortes do método é o incentivo a cultura colaborativa e ao trabalho em equipe. Dessa forma, também contribui muito para envolver as pessoas. Mesmo por isso, o método é bastante abrangente, trabalhando aspectos que perpassam o antes, o durante e o depois do projeto ou processo.

O 8D é indicado, principalmente, para resolução de problemas complexos, que envolvem muitas pessoas e equipes. Isso acontece, pois, o método consegue sistematizar muitas visões/percepções diferentes e, assim, consolidar melhores soluções.

Temos um post bastante interessante no blog, explicando cada um dos Ds e falando sobre a metodologia de forma mais detalhada. Vale a pena ler!

Por que estudar mais de uma ferramenta da qualidade?

O intuito aqui não é excluir o PDCA, pelo contrário! Temos, inclusive, um ótimo Qualicast sobre PDCA e recomendamos muito a ferramenta. O interessante de conhecer e saber mais sobre cada uma dessas metodologias é ter um repertório maior para cada contexto que sua empresa enfrenta.

Na tratativa de não conformidades, por exemplo, utilizar um único método para todas as NCs pode tornar seu processo lento e complexo. Do contrário, tratar cada tipo de NC com um método diferente pode melhorar muito o seu processo. Já falei sobre esse assunto aqui no blog.

Se você for cliente do Qualiex, software de gestão da qualidade do blog, pode cadastrar diferentes métodos para tratar as NCs. Por exemplo, pode usar o Masp para reclamações de clientes; o 8D para produção; o DMAIC para ocorrências de fornecedores; o PDCA para não conformidades de processos, e qualquer outra metodologia. Dessa forma, você consegue tratar cada situação com a atenção ideal e sem esforços desnecessários.

Se quiser saber como o Qualiex pode melhorar seu processo de tratativa de NCs, clique no botão abaixo e solicite um contato no nosso site. dessa forma, vamos te mostrar o sistema funcionando com exemplos do seu processo e tirar todas as suas dúvidas! Aguardo seu contato! 😉

Acesse o site do Qualiex

 

Autor

Comentários

Posts Relacionados

horizontalmente e um avião vermelho subindo na vertical, simbolizando a importância de quebrar a resistência a mudanças.
← Post mais recente
A resistência a mudanças e o meu cachorro Chewie