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ISO 9001:2015 – Qual o papel da Liderança no SGQ?

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Sou co-fundador da ForLogic Software, hoje atuo com gente, cultura e gestão. Sou um dos criadores do Qualiex, do Qualicast (o 1º Podcast nacional focado em qualidade), criador do Blog da Qualidade (o maior blog sobre Qualidade do Brasil). Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), auditor líder formado com orgulho pela ATSG na ISO9001 e 22000, pai, empreendedor, e um inconformado de plantão!
Acredito na responsabilidade do indivíduo, no poder da qualidade e que podemos fazer diferente. Me acompanhe no Linkedin e no Instagram.

Você deve ter visto no artigo em que falamos sobre os 7 princípios da Qualidade que a Liderança é extremamente importante para que o Sistema de Gestão da Qualidade funcione numa organização. Toda essa ênfase não está explícita só nos Princípios da Qualidade, mas também se transformou no Requisito 5 da ISO 9001:2015: a Liderança.
Podemos ver a liderança de várias formas:

  • a atitude de liderar, que foi a que defendemos quando falamos sobre os 7 princípios da Qualidade;
  • a liderança que tem a responsabilidade em apoiar uma equipe, seja de forma técnica ou comportamental;
  • a liderança estratégica, que conhecíamos como Alta Direção.

Na versão da ISO 9001:2015, esse requisito veio para esclarecer e motivar a importância da participação da Alta Direção no Sistema de Gestão da Qualidade, explicitando o posicionamento que ela deve ter perante a Organização.

Por que um requisito inteiro dedicado a Liderança?

Bom, você deve estar sabendo que nesta versão da ISO não há mais nenhuma citação do papel do Representante da Direção. Pois é, o RD era conhecido como a ponte que ligava a direção à empresa e vice versa, porém não era bem assim que acontecia… Acabava vindo aquela sensação de que o RD era o único responsável em fazer a Qualidade funcionar ou de trazer os resultados propostos pela diretoria, e então acontecia uma cobrança massiva em cima do RD, que através dessa pressão cobrava o restante da empresa que acabava não entendendo o sistema todo e ele ficava como o “cara chato da qualidade”.
Não sei se é uma boa ou má notícia, mas isso acontecia na maioria das empresas. Toda essa responsabilidade em cima de uma pessoa, ou departamento, dificultava ainda mais o estabelecimento de uma cultura de qualidade e prevenção. Talvez não estivesse claro para a Alta Direção que ela era parte fundamental nos resultados que o SGQ deve prover, e a partir disso, houve essa mudança de posicionamento na descrição dos requisitos.
O requisito 5 da ISO 9001:2015, resumidamente, ficou assim:

5. Liderança
5.1.1 Generalidades: A Alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao SGQ.
5.1.2 Foco no Cliente: A Alta direção deve demonstrar liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente.
5.2 Política
5.2.1 Desenvolvendo a Política da qualidade: A Alta direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade.
5.2.2 Comunicando a política da qualidade: A política da qualidade deve:
a) estar disponível e ser mantida como informação documentada
b) ser comunicada, entendida e aplicada na organização
c) estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.
5.2.3 Papéis, responsabilidades e autoridades organizacionais: A Alta direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes sejam atribuídas, comunicadas e entendidas na organização.

Obviamente, isso não significa que a Alta Direção vai assumir o papel do Departamento da Qualidade, nem que não haverá mais departamento da Qualidade nas organizações, mas deixa claro que, a Alta Direção juntamente com toda liderança deve conhecer, participar e incentivar a Qualidade para que se estabeleça a cultura da Qualidade dentro da empresa.

A Liderança é indispensável para que o SGQ alcance seus verdadeiros objetivos que visam aumentar a satisfação do cliente, isso fará com que as pessoas sintam a importância da Qualidade dentro da empresa, afinal, Qualidade não é um departamento, mas são atitudes do dia a dia que devem ser monitoradas, discutidas e direcionadas o tempo todo.
Leia todos os artigos do Blog da Qualidade sobre ISO 9001:2015!

Sobre o autor (a)

8 comentários em “ISO 9001:2015 – Qual o papel da Liderança no SGQ?”

  1. Parabéns meninas pelo artigo!
    Concordo plenamente que bons líderes geram satisfação em todos os clientes do negócio (acionistas, funcionários, comunidade, governo e compradores).
    Líder pra mim é a pessoa que sabe inspirar outras pessoas na busca por algo melhor. Espero um dia ser reconhecido como tal!

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