Blog da Qualidade

A Constância de propósito

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

No âmbito empresarial podemos descrever a constância de propósito como a capacidade de manter o foco nos objetivos definidos, podemos dizer que comprometimento é o primeiro requisito para alcançá-la.

As empresas e os problemas

As dificuldades que as empresas enfrentam podem ser classificadas em dois tipos distintos quanto ao horizonte de tempo, são eles: problemas atuais e desafios futuros.

As organizações que não atuam em direção ao planejamento, normalmente concentram seus esforços nas soluções dos problemas atuais, deixando de lado questões futuras. Assim, cada problema a equipe trata como se fosse um novo incêndio.  A ordem é: “apaguem o incêndio!”.

Por sua vez, existem  empresas que solucionam os problemas atuais, entretanto,  sem deixar de contemplar os desafios do futuro. Elas usam suas brigadas de incêndio para questionar e identificar falhas que podem surgir na implementação de suas estratégias de longo prazo. E ainda,  quando surge um incêndio, ele é analisado como uma oportunidade para aprender mais sobre os desafios encontrados na implantação dos planos estabelecidos. Este é o tipo de organização que prospera ao longo do tempo, pois, tem constância de propósito.

Propósito da qualidade E constância de propósito

Deming, considerado o pai da qualidade total, define qualidade como: “o sentir orgulho pelo trabalho bem-feito”, (DEMING, 1950). Ele traz a constância de propósito como o primeiro ponto, entre os quatorze pontos que considera como fundamentais para a melhoria dos produtos e serviços da empresa.

Embora poucas pessoas saibam o que é constância de propósito na prática, podemos dizer que ela serve de motor para a qualidade.

Reconhecimento como combustível

Na última semana a pouco mais de 30 dias para acabar o ano a Equipe Forlogic bateu sua meta acredito que a característica mais importante que nos levou ao resultado positivo foi à constância de propósito. O esforço e a colaboração nos levou a alcançar o sucesso na execução do planejamento estratégico para 2021.

Todos trabalharam juntos, vivenciado na prática a constância de propósito.

Idealizado por Forlogic | www.forlogic.net
Saiba mais sobre qualidade em http://ferramentasdaqualidade.org/
Conheça nosso software para Gestão da Qualidade https://qualiex.com

 

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!