Blog da Qualidade

ISO 45001: saúde e a segurança ocupacional nas empresas

Receba Nossa News

Os conteúdos mais legais sobre qualidade, semanalmente em seu e-mail

Todos os dados inseridos aqui, estão resguardados pela Política de Privacidade da ForLogic, totalmente adequada a LGPD e ISO 27001 (Segurança da Informação).

Juliana Geremias

Juliana Geremias

+ posts

Graduada em Administração de Empresas e MBA em Gestão da Qualidade
"Qualidade é o resultado de um ambiente cultural cuidadosamente construído. Tem que ser o tecido da organização, não parte do tecido." Phil Crosby

Nos  últimos anos, a preocupação com a saúde e a segurança ocupacional (SSO) tem se destacado cada vez mais no ambiente corporativo. Ter um ambiente de trabalho seguro e saudável não é apenas uma questão de ética das empresas, mas também uma estratégia inteligente para garantir o bem-estar dos colaboradores e o sucesso dos negócios a longo prazo.

Neste contexto, vamos abordar a Norma ISO 45001 e como ela pode ajudar a elevar os padrões de qualidade e excelência nas organizações.

O que é a ISO 45001 e seu principal objetivo?

A ISO 45001 é uma norma internacional desenvolvida para auxiliar as organizações a melhorarem sua gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO).

Além disso, ela fornece um framework abrangente e sistemático para ajudar as empresas a identificarem, controlarem e reduzirem os riscos relacionados à saúde e segurança no local de trabalho.

Essa norma foi criada em resposta à necessidade global de reduzir os acidentes de trabalho, lesões e doenças ocupacionais.

Em resumo, a ISO 45001 adota uma abordagem de gestão de riscos, na qual as organizações são incentivadas a identificar os perigos potenciais em seus processos e atividades, avaliar os riscos associados e implementar medidas de controle eficazes para prevenir acidentes e doenças ocupacionais.

Além disso, a norma enfatiza a importância do envolvimento da alta direção e da participação ativa dos colaboradores na promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Qual é a estrutura da ISO 45001?

A ISO 45001 segue o mesmo formato de outras normas de sistemas de gestão, como a ISO 9001 (qualidade) e a ISO 14001 (meio ambiente), facilitando a integração com outros sistemas de gestão.

Benefícios de se implantar a ISO 45001

Implantar a ISO 45001 traz uma série de benefícios tangíveis e intangíveis para as empresas.

Ambientes de trabalho seguros e saudáveis não apenas protegem os colaboradores de acidentes e doenças, mas também contribuem para:

  • Reduzir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
  • Aumentar a produtividade e a eficiência operacional;
  • Melhorar a imagem e a reputação da empresa;
  • Reduzir os custos com indenizações e licenças médicas;
  • Demonstrar conformidade com regulamentações e legislações aplicáveis.
  • Aumentar a satisfação e a motivação dos colaboradores;
  • Atrair e reter talentos, diminuindo o turnover;
  • Melhorar a qualidade dos produtos e serviços;
  • Aumentar a confiança dos clientes e parceiros comerciais;

Portanto, investir em saúde e segurança ocupacional não é apenas uma questão de cumprir exigências legais, mas também agrega valor ao negócio.

Quais empresas que podem se certificar na ISO 4500?

A ISO 45001 é uma norma internacional que pode ser implementada por qualquer organização, independentemente do seu tamanho ou área de atuação.

Desde pequenas empresas até multinacionais, todas podem se beneficiar da adoção dos princípios e práticas recomendados pela norma.

Enfim, a ISO 45001 pode ser adaptada e personalizada para atender às necessidades específicas de cada empresa.

Na prática: como eliminar os perigos e minimizar os riscos de SSO?

Eliminar os perigos e minimizar os riscos de SSO, conforme preconizado pela ISO 45001, envolve uma série de ações práticas que visam garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores. Isso inclui:

Implementação de uma cultura de segurança:

Promover uma cultura organizacional que valorize a segurança como um valor fundamental, incentivando todos os colaboradores a assumirem a responsabilidade pela sua própria segurança e a dos colegas.

Treinamentos e sensibilizações:

Oferecer treinamentos regulares sobre segurança ocupacional, abordando os riscos específicos do ambiente de trabalho e as medidas preventivas necessárias para evitá-los. Além disso, realizar campanhas de conscientização para reforçar a importância da segurança no dia a dia.

Validações:

Realizar auditorias e inspeções periódicas para verificar a eficácia das medidas de segurança implementadas, identificar possíveis falhas ou áreas de melhoria e garantir a conformidade com os requisitos da ISO 45001.

Utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual):

Fornecer e incentivar o uso adequado de equipamentos de proteção individual, como capacetes, luvas, óculos de proteção, entre outros, conforme a necessidade de cada função e atividade.

Adequação de processos:

Avaliar e ajustar continuamente os processos de trabalho para eliminar ou minimizar as fontes de perigos e os riscos associados, adotando medidas preventivas, como modificação de equipamentos, mudanças nos procedimentos operacionais, entre outras.

Vamos a um exemplo:

No caso de uma operação de trabalho em altura, as medidas para eliminar os perigos e minimizar os riscos podem incluir:

  • a instalação de sistemas de proteção coletiva, como grades de proteção ou redes de segurança;
  • o fornecimento de dispositivos de ancoragem seguros para a fixação dos trabalhadores;
  • a implementação de procedimentos de trabalho seguro;
  • e a realização de treinamentos específicos para os colaboradores envolvidos nesse tipo de atividade.

Fomente um ambiente de trabalho seguro e saudável

A norma destaca a necessidade de estabelecer processos de melhoria contínua para garantir a eficácia do sistema de gestão de SSO ao longo do tempo.

Enfim, manter um ambiente de trabalho seguro e saudável é uma forma inteligente de garantir o sucesso a longo prazo da empresa.

Com a ISO 45001, as empresas podem não só cumprir as regulamentações, mas também criar um ambiente onde todos se sintam seguros e valorizados.

Saiba mais sobre o tema!

Se deseja saber mais sobre o tema, recomendamos o episódio #94 do Qualicast. Nele, os hosts Jeison Arenhart e Monise Carla, junto com o convidado especial Rodolfo Paludeto, discutem a contribuição da norma ISO 45001 para as empresas.

Qualiex: O melhor Software para a Gestão da Qualidade!

Gostou da ISO 45001? Com a ajuda do Qualiex você consegue fazer uma gestão sistêmica e profissional dos processos em sua empresa. Elimine planilhas, ganhe tempo, garanta a conformidade com os requisitos aplicáveis e foque seus recursos no que realmente importa.

E tem mais: Se você é uma pequena empresa pode contar com a tecnologia Qualiex disponível sob medida para sua organização. O Qualitfy é perfeito para encaixar no orçamento de sua pequena empresa e fazer ela conquistar os resultados que busca.

Além de sermos o melhor software para gestão da qualidade, te ajudamos com cursos de especialistas voltados à gestão, qualidade e excelência por meio da Saber Gestão. Por isso, não perca mais tempo, entre em contato conosco.

Sobre o autor (a)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog da Qualidade

Artigos relacionados

Novidades da qualidade e gestão

Receba conteúdos inéditos e exclusivos sobre Qualidade, Excelência e Gestão semanalmente e faça parte da comunidade mais empenhada na melhoria contínua!